ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil se classifica para a próxima fase da Copa do Mundo de Basquete

Por João Dannemann

Jogadores da seleção brasileira celebrando juntos a vitória e a classificação. (Foto: Globo Esporte).

Nesta terça-feira (3), o Brasil enfrentou a Grécia em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Basquete e venceu, de forma emocionante, por 79 a 78, garantindo classificação para a próxima fase, de forma antecipada. Essa foi a segunda vitória da seleção brasileira em dois jogos.

A partida foi muito equilibrada, do início ao fim. A Grécia jogou melhor e dominou o Brasil nos dois primeiros quartos, entrando no intervalo com dez pontos de vantagem no placar. No início do terceiro quarto, o Brasil mostrou que não seria tão fácil assim, reagiu, virou e se manteve à frente até os minutos finais da etapa final.

Os últimos dois minutos foram emocionantes. Quando o Brasil conseguiu abrir uma vantagem confortável, de cinco pontos, com 76 a 71, Rafa Luz fez uma falta antidesportiva desnecessária. O grego Kostas Papanikolaou converteu os dois lances-livres e, na lateral de posse, a Grécia converteu mais uma bola de três, empatando a partida. No ataque seguinte, Varejão colocou o Brasil dois pontos na frente de novo com um belo arremesso após jogada de Leandrinho.

Logo após a defesa brasileira atuar bem em jogada de lateral da Grécia, Giannis Antetokounmpo fez falta em Leandrinho, saiu da partida com cinco faltas feitas e deixou os gregos em uma situação complicada. Leandrinho errou o primeiro, mas converteu o segundo lance-livre, colocando o Brasil três pontos na frente.

Jogador grego sob intensa marcação brasileira. (Foto: Reuters).

A Grécia tinha quatro segundos e não tinha tempos a pedir. Porém, na ação de arremesso do meio da quadra, Didi fez falta imatura no grego Kostas Sloukas, dando três arremessos livres ao atleta e a chance de empatar a partida. Sloukas converteu os dois primeiros, mas errou o terceiro, para alívio da seleção brasileira, que venceu a partida por um ponto de diferença, de forma heroica, 79 a 78.

O grande destaque do jogo foi Anderson Varejão, pivô brasileiro, que fez 22 pontos e pegou nove rebotes. Mais três atletas brasileiros passaram dos dígitos duplos na pontuação: Marquinhos (15), Alex Garcia (13) e Leandrinho Barbosa (13). Pela Grécia, o MVP da NBA, Giannis Antetokounmpo, fez uma partida muito abaixo de sua capacidade, com apenas 13 pontos. O destaque ficou com Georgios Printezis, que fez 20 pontos e pegou 4 rebotes, além de Nick Calathes, que contribuiu com 16 pontos.

O Brasil, já classificado, defenderá a primeira posição e a invencibilidade do grupo contra Montenegro, na quinta-feira (5), às 5h (horário de Brasília), na cidade de Nanjing. Já a Grécia, buscará a classificação contra a seleção da Nova Zelândia, também na quinta-feira (5), porém às 9h (de Brasília).

Nenhum comentário