ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grêmio e Palmeiras farão um duelo repleto de história

Por: Marcelo Noia

Pelo Brasileirão, as equipes fizeram um duelo bastante parelho (Foto: Pedro H. Tesch/AGIF)

Na noite desta terça-feira (20), Grêmio e Palmeiras abrem as quartas de final da Copa Libertadores. As equipes irão se enfrentar na Arena do Grêmio, às 21h30 (de Brasília), e escreverão mais um capítulo dessa rivalidade que possui duelos históricos, principalmente em competições com o formato mata-mata. 

Iniciado nos anos 1960, o confronto entre tricolores e palmeirenses, em partidas eliminatórias, foi repetido quatro vezes nessa década. Pela Taça Brasil, o clube alviverde levou a melhor sobre os gremistas em três oportunidades: 61, 65 e 67, quando conquistou seu terceiro título nacional. No mesmo ano, os palestrinos também eliminaram o Grêmio e foram campeões do Roberto Gomes Pedrosa.

Posteriormente, os clubes só voltaram a se enfrentar nos anos 1990. No primeiro ano da década, os gremistas eliminaram os alviverdes nas quartas de final do Brasileirão. Três anos depois, em 93, os gaúchos voltaram a bater os paulistas, dessa vez pela Copa do Brasil, na mesma fase do encontro anterior.


Pela Libertadores de 95, Grêmio e Palmeiras protagonizaram dois duelos históricos (Foto: Reprodução)

Na sequência, o Imortal seguiu sendo uma pedra no sapato do Palmeiras. Em 95, mais dois confrontos e mais duas classificações para o time da região sul. Nas oitavas de final da Copa do Brasil, após dois resultados iguais, o Grêmio avançou pelos gols marcados fora de casa. Já pela Libertadores, os encontros mais icônicos do duelo: depois de golear o adversário por 5x0 no Olímpico, os gaúchos perderam por 5x1 no Parque Antártica e passaram para as semifinais da competição.

Um ano mais tarde, em 96, pelas quartas de final do Brasileirão, o Grêmio voltou a eliminar o Palmeiras. Contudo, o troco veio na Copa do Brasil, quando os palmeirenses despacharam os gremistas na semifinal.

Por fim, os dois últimos confrontos ocorreram na atual década. Em 2012, as equipes se encontraram na semifinal da Copa do Brasil e os alviverdes levaram a melhor. Já em 2016, foi a vez dos gremistas, novamente nas quartas, voltar eliminar o palestrinos da competição.

O jogo

Além das duas partidas pela Libertadores, as duas equipes se enfrentaram no último sábado (17), pelo Campeonato Brasileiro. Com escalações alternativas, visando o duelo do meio de semana, as equipes empataram por 1x1, na Arena do Grêmio. 

Sem contar com nenhum desfalque, Renato Gaúcho terá a oportunidade de colocar força máxima em campo e deverá repetir os mesmos titulares utilizados na última quarta-feira (14), no jogo contra o Athletico Paranaense, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. Do outro lado, Felipão terá todos os seus titulares disponíveis, mas não poderá contar com Vitor Hugo e Mayke, que estão lesionados e são desfalques confirmados para o duelo desta noite.

O jogo de volta ocorrerá no dia 27, também às 21h30 (de Brasília), no Pacaembu, já que o Allianz Parque estará indisponível por conta de um show.

Prováveis escalações

Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Alisson, Everton e André; Técnico: Renato Gaúcho

Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Willian (Zé Rafael), Dudu e Luiz Adriano; Técnico: Felipão

Ficha Técnica

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data: 20 de agosto de 2019
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

Nenhum comentário