ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flamengo vence SESI Franca e se consagra hexacampeão do NBB

Por João Dannemann


Jogadores e comissão técnica do Flamengo com o troféu de campeão nacional da temporada 2019-20 do NBB. (Foto: Lance!).

Neste sábado (8), o Flamengo foi à Franca enfrentar o time da casa, no Pedrocão, na quinta e última partida das Finais do NBB. O time carioca venceu por 81 a 72 e, com isso, garantiu o seu sexto título, em 11 temporadas, desde que o Novo Basquete Brasil foi criado. Esse foi o primeiro título do Flamengo desde 2016, já que nas duas últimas temporadas os dois campeões foram Bauru (2017) e Paulistano (2018). O Franca nunca venceu o campeonato nacional no seu novo formato.

O Pedrocão estava lotado, mais uma vez. Os 5.500 ingressos se esgotaram em 40 minutos para o jogo decisivo. Mas, dessa vez, nem a torcida conseguiu empurrar o Franca ao triunfo. O Flamengo começou a partida de forma arrasadora, vencendo o primeiro quarto por 24 a 10. Os rubro-negros foram para o intervalo com ótimos 16 pontos de vantagem.

Mas é claro que a equipe francana não se entregaria facilmente em seus domínios. O time da casa voltou com tudo do intervalo e chegou a diminuir a diferença para seis pontos, mas não conseguia manter a constância ofensiva. O Franca parecia muito ansioso no jogo, apesar de vencer os dois últimos quartos. Porém, não foi o suficiente para tirar a vantagem monstruosa que o Flamengo havia construído no início do jogo e, com muitos lances-livres convertidos nos últimos minutos, a equipe visitante sagrou-se campeã do NBB 11.

Essas são as equipes com mais títulos na história do NBB:
-- Flamengo (seis títulos: 2009, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2019)
-- Brasília (três títulos: 2010, 2011 e 2012)
-- Bauru (um título: 2017)
-- Paulistano (um título: 2018)

Anderson Varejão celebrando muito o seu primeiro título com a camisa rubro-negra. (Foto: Globo Esporte).

O grande destaque da equipe campeã na partida foi o argentino Franco Balbi, que fez 15 pontos, pegou seis rebotes e deu seis assistências, sendo peça fundamental para o time nos minutos finais, com 100% de aproveitamento nos arremessos de lance-livre. Marquinhos, eleito melhor em quadra pelos internautas, adicionou 18 pontos, enquanto Deryk Ramos e Olivinha fizeram 12 pontos cada. Gustavo de Conti, treinador do Flamengo, conquistou seu segundo título consecutivo na liga, já que, na temporada passada, ele comandou o Paulistano na vitória contra o Mogi das Cruzes nas Finais.

Pela equipe da casa, o grande nome foi David Jackson, que é forte candidato ao prêmio de MVP da temporada regular. O americano fez 18 pontos, pegou oito rebotes e deu duas assistências. Além dele, o jovem Didi também estava muito bem no jogo. Ele fez 12 pontos apenas nos dois primeiros quartos, mas precisou sair da partida, após choque com o flamenguista Nesbitt, quando machucou o cotovelo direito. Nenhum outro atleta francano conseguiu alcançar os dígitos duplos na pontuação.

David Jackson (Franca) tentando arremesso sendo marcado por Franco Balbi (Flamengo). (Foto: Globo Esporte).

Após o triunfo flamenguista nas Finais, a organização da liga agora divulgará os vencedores dos prêmios individuais da temporada regular, que, assim como ocorreu coletivamente, deverão ser dominados pelos atletas de Franca e Flamengo.

Esses são os três finalistas em cada categoria:

  • MVP: Franco Balbi (Flamengo), David Jackson (Franca) e J.P. Batista (Mogi das Cruzes)
  • Treinador do Ano: Gustavo de Conti (Flamengo), Helinho Garcia (Franca) e Léo Figueiró (Botafogo)
  • Sexto Homem do Ano: Alexey (Franca), Davi Rossetto (Flamengo) e Didi (Franca)
  • Destaque Jovem: Didi (Franca), Ruivo (Pinheiros) e Yago Mateus (Paulistano)
  • Defensor do Ano: Bennett (Pinheiros), Jimmy (Franca) e Rafa Mineiro (Flamengo)
  • Estrangeiro do Ano: Franco Balbi (Flamengo), Fuller (Corinthians) e David Jackson (Franca)
  • Maior Evolução: Didi (Franca), Diego (Botafogo) e Paulo (Basquete Cearense)
A temporada 12 do NBB, de 2019-20, está programada para começar em meados de outubro desse ano e algumas mudanças pontuais no formato devem ocorrer.


Nenhum comentário