ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa confirma Catar como sede do Mundial de Clubes em 2019 e 2020

Por Aloysio Petitinga Neto

Real Madrid foi o último campeão da competição. Foto: Suhaib Salem/Reuters

A Fifa confirmou nesta segunda-feira (3), em reunião do conselho da entidade, em Paris, que a realização do Mundial de Clubes deste ano e do ano que vem será no Catar. Ambas as edições acontecerão no final do ano em datas que ainda não foram divulgadas. 

As edições serão disputadas no formato atual, ou seja, campeões de 5 continentes (América do Sul; Europa; América Central e do Norte; Oceania e África) mais um representante do país sede. 

Liverpool da Inglaterra (Europa), Esperancé da Tunísia (África), Heinghène Sport de uma Província do Norte da Nova Caledônia (Oceania) e Monterrey do México (América Central e do Norte), são os 4 times já classificados para a competição. Faltam os representantes da América do Sul (Campeão da Libertadores), Ásia (Liga dos Campeões da AFC) e do país sede (Catar), geralmente o campeão nacional do local.

Novo formato de 2021

O mundial será realizado a cada 4 anos, agora com 24 clubes.E a nova competição terá 8 participantes da Europa, 6 da América do Sul e as demais vagas divididas entre os demais continentes. A Fifa deixou para cada confederação definir seus critérios de classificação. O formato antigo, que vem sendo utilizado desde 2005, é alvo de críticas internas, na Fifa e após mais de um ano de estudos a entidade conseguiu, em março deste ano, aprovar o novo formato de disputa do Mundial. 

Critérios para a entrada de sul-americanos

Para os mundiais de 2019 e 2020 os campeões da Libertadores vão ter direito a vaga no campeonato, porém, a partir de 2021, a Conmebol terá direito a 6 vagas, e os critérios de classificação ainda não estão definidos.

Nenhum comentário