ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Precoce: Karamoko Dembélé estreia como jogador profissional aos 16 anos. Confira também outros casos

Karamoko Dembélé, jovem promessa do Celtic (Foto: DailyMail)

No último domingo (19), Karamoko Dembélé entrou para a história do futebol ao fazer a sua primeira partida como jogador profissional da equipe do Celtic (Escócia) com apenas 16 anos. O garoto que nasceu em 2003, aos 13 anos chegou a ser comparado a Messi, por conta da sua habilidade acima da média em relação aos garotos da sua cidade.

Apesar da visível deficiência muscular em comparação aos outros jogadores profissionais, Karamoko Dembélé criou jogadas, se apresentou ao ataque na tentativa de marcar o seu primeiro gol como profissional. Apesar de não ter conseguido marcar, deixou uma bela impressão e gerou na mídia uma expectativa muito grande quanto ao seu futuro.

Natural de Londres (ING), é filhos de pais marfinenses e possui tripla nacionalidade: além da inglesa (país onde nasceu), também a escocesa (devido a morar na Escócia e atuar pelo Celtic) e a marfinense (por ser filho de marfinenses). Iniciou no mundo do futebol jogando pelo Parque Villa, da Escócia e em 2013 foi contratado pelo Celtic, com apenas 10 anos de idade. 

O ano de 2016 para Karamoko Dembélé foi mais do que especial: Foi eleito o jogador do torneio, atuando pelo Celtic sub-15 na Copa St Kevin Meninos Academia, fez a sua estreia no sub-20 do Celtic e foi convocado para a seleção sub-16 da Escócia. Tudo isso com apenas 13 anos!

Karamoko Dembélé, camisa 7 da Escócia (Foto: zerozero.pt)

Confira a seguir, outros jogadores que estrearam no profissional de forma precoce:

- Fernando Ovelar (paraguaio, 06 de janeiro de 2004), tem apenas 15 anos, revelado nas categorias de base do Cerro Porteño e fez a sua estreia no elenco profissional no ano passado, quando tinha somente 14 anos, em partida válida pelo campeonato paraguaio, contra o 3 de Febrero. Como não podia ser diferente, Fernando foi a principal atração do jogo. Com a atuação, tornou-se o jogador mais jovem a entrar em campo pela competição nacional.
Ovelar em atuação pelo Cerro Porteño (Foto: Fox Sports Argentina)

- Mauricio Baldivieso (boliviano, 22 de julho de 1996), estreou no elenco profissional do Aurora, da Bolívia, em 2009 com apenas 12 anos! Tal feito fez com que ele se tornasse o jogador mais jovem a participar de uma partida atuando por um time profissional em toda a América Latina. Porém, esta partida em especial, deixou algumas marcas. Além da quebra do recorde já citado, custou o emprego do treinador da equipe, que, curiosamente, era o pai do atleta. A escalação do garoto com tão pouca idade, não agradou aos dirigentes da equipe que demitiram o treinador.
(Foto: Diario AS)

- Freddy Adu (ganês, naturalizado estadunidense, 02 de junho de 1989), , o "novo Pelé", atualmente com 29 anos, fez a sua estreia profissional atuando pelo DC United (EUA), quando tinha apenas 14 anos em partida válida pela MLS (Major League Soccer), na temporada 2004. Em 2009, transferiu-se para o Benfica (POR). Passou por uma série de clubes através de empréstimos, em 2013 atuou pelo Bahia, porém não deixou uma boa impressão na torcida tricolor e imprensa baiana.
Freddy Adu em sua apresentação no Bahia (Foto: ESPN)

- Ianis Stoica (romeno, 8 de dezembro de 2002), estreou profissionalmente pela equipe do Steua Bucareste, em 2017 com apenas 14 anos, em partida válida pela Taça da Romênia. O jovem meia fez uma bela apresentação e além do bom desempenho, marcou um dos gols da sua equipe que venceu por 6x1 a equipe do Sanatatea Cluj.
(Foto: UEFA)

- Martin Odegaard (norueguês, 17 de dezembro de 1998), talvez o mais conhecido desta lista pelos amantes do futebol, fez a sua estreia pela seleção da Noruega e pelo time profissional do Stromsgodset, com apenas 14 anos na temporada 2014. Devido a sua qualidade técnica, chamou a atenção de gigantes europeus e em 2015 foi contratado pelo Real Madrid (ESP). Porém, não conseguiu se firmar pela equipe merengue e vem acumulando empréstimos em sua carreira. Atualmente joga no Vitesse (HOL).
(Foto: Página oficial do jogador no Facebook)

- Alphonso Davies (liberiano, naturalizado canadense, 02 de novembro de 2000), estreou no time profissional do Vancouver Whitecaps (Canadá), que disputa a MLS, quando tinha apenas 15 anos. Tornou-se o segundo atleta mais jovem a entrar em campo nesta competição, ficando atrás somente de Freddy Adu. Tem passagens pela seleção canadense de base e principal. Em 2018, foi contratado pelo Bayern de Munique (ALE) onde acumula 6 jogos e 1 gol. Na carreira, ao todo são 101 jogos, 15 gols. (Transfermarkt)
(Foto: Sportsnet.ca)

2 comentários:

  1. talvez o mais conhecido desta lista pelos amantes do futebol, fez a sua estreia pela seleção da Noruega e pelo time profissional do Stromsgodset, com apenas 14 anos na temporada 2014. Devido a sua qualidade técnica, chamou a atenção de gigantes europeus e em 2015 foi contratado pelo Real Madrid (ESP). Porém, não conseguiu se firmar pela equipe merengue e vem acumulando empréstimos em sua carreira. Atualmente joga no Vitesse (HOL).
    Read more at lvs788
    Read more at latou

    ResponderExcluir