ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucas dá show, faz três e classifica o Tottenham para a final da Champions

Lucas teve uma das maiores atuações de um brasileiro na história da Champions League (Foto: Dan Mullan/ Getty Images) 

Come On Your Spurs! Em uma virada histórica, o Tottenham bateu o Ajax por 3x2, em Amsterdam! O time holandês bateu os Spurs por 1x0 na ida e hoje, quarta-feira (8), abriu 2x0 no placar mas não conseguiu manter a vantagem e foi eliminado. De Ligt e Ziyech marcaram para os mandantes, enquanto o brasileiro Lucas Moura fez os três tentos do time inglês.

Com um início de jogo dentro da proposta tática que se consolidou na temporada, o Ajax começou com muita mobilidade e verticalidade no ataque. Logo aos três minutos, Tadic recebeu passe de Ziyech pela esquerda, invadiu a área e chutou forte - a bola ainda desviou em Trippier, antes de Lloris fazer uma excelente defesa e ver Rose afastar pela linha de fundo. Um minuto depois, no escanteio, Schöne levantou e De Ligt ganhou no alto de Dele Alli, cabeceando a bola para o fundo das redes. 1x0.

Assim como na partida de ontem, o duelo na Johan Cruyff Arena começou lá e cá. Aos seis minutos, a primeira resposta do Spurs: depois de escapar pela esquerda, Son percebeu o posicionamento ruim de Onana e em vez do cruzamento, optou pela finalização direta e parou na trave. Na sobra, Eriksen ainda tentou completar o rebote, mas não conseguiu.

Posteriormente, aos 23', Rose saiu tabelando bonito com Eriksen e achou Dele Alli na esquerda, o camisa 20 deu um belo passe para Son, mas o coreano, pressionado pela marcação, finalizou fraco e Onana encaixou com facilidade. Em seguida, Lucas Moura fez boa jogada pelo meio, invadiu a área e rolou para Eriksen, que chutou no meio do gol, novamente sem problemas para Onana.

Sete minutos depois, aos 30', mais uma vez a combinação Ziyech-Tadic voltou a assustar. Após receber um bom passe do marroquino pela esquerda, Tadic ficou no mano a mano com Alderweireld, fintou o zagueiro e bateu cruzado. Caprichosamente, a bola passou tirando tinta da trave esquerda de Lloris.

Aos 35', mais uma explosão em Amsterdam. Van de Beek puxou rápido o contra-ataque, tocou para Tadic na ala-esquerda e com precisão, o camisa 10 rolou para a chegada de Ziyech, que se desvencilhou da marcação e soltou uma bomba, à meia-altura, sem chances para o arqueiro francês. Golaço. 2x0.

Aparentemente sem forças, o Tottenham não conseguiu responder ainda na etapa inicial e foi para o vestiário precisando de três gols em 45 minutos. Pelo lado dos Godenzonen, mais uma boa atuação dos jovens atletas da equipe holandesa. No retorno do intervalo, Maurício Pochettino sacou Wanyama e colocou Llorente na partida.

Precisando da virada, clube inglês tomou a iniciativa no início da etapa final. Aos oito minutos, o passe de Eriksen rasgou a defesa do Ajax e encontrou Dele Alli dentro da área, o meio-campista inglês pegou de primeira e parou somente na defesa milagrosa de Onana. 


De Ligt abriu o placar, mas Lucas deciciu a partida para os Spurs (Foto: Getty Images)

Dando sequência ao momento de pressão, os Spurs diminuíram aos 10'. Rose optou pela ligação direta e achou Lucas no meio de campo, aproveitando o contra-golpe, o brasileiro tocou de primeira para Dele Alli e saiu em disparada. Após a tentativa de drible do camisa 20, a bola sobrou para Lucas Moura. O atacante ganhou de Schöne e bateu na saída do goleiro camaronês. 2x1.

Seguindo o melhor momento do jogo, o Tottenham igualou o marcador aos 12'. Son achou Trippier na direita e o lateral tocou para o meio da área, Llorente desviou e parou em outra defesa milagrosa de Onana. No rebote, Schöne atrapalhou a saída do arqueiro e a bola  sobrou com Lucas, que driblou o zagueiro e praticamente sem ângulo, virou e bateu para marcar o seu segundo gol na partida.

Somente aos 17', surgiu a primeira chance do Ajax na etapa complementar. Tadic recebeu pela esquerda e tocou para a infiltração de Ziyech, o marroquino, completamente livre, pegou mal e mandou pelo lado da meta de Lloris. No lance seguinte, Trippier cruzou e Llorente cabeceou, a bola bateu em De Ligt e na sobra, o zagueiro holandês se jogou na frente da bola para bloquear a finalização de Lucas.

Depois do empate dos Spurs, a partida ficou elétrica e com chances se alternando para ambos os lados. Aos 25', Ziyech cruzou e Lloris desviou, a bola ficou nos pés de De Ligt e o defensor do Ajax, dentro da área, foi para a linha de fundo e bateu forte para o meio. O goleiro francês espalmou e dentro da pequena área, a bola passou pelo meio das pernas de Tagliafico que não conseguiu completar.

Aos 33', quase gol dos mandantes. Van de Beek arriscou de fora da área, a bola bateu em Vertoghen e no rebote, a posse voltou para o meio-campista holandês, que rolou para trás e da meia-lua, Ziyech bateu cruzado, acertando o pé da trave do Tottenham. 

Após a oportunidade desperdiçada, foi a vez dos visitantes assustarem. Eriksen cobrou escanteio aos 40' e depois da dividida, a bola sobrou limpa para Verthogen. Dentro da pequena área, sem marcação alguma, o belga cabeceou e Onana operou mais um milagre, no rebote o zagueiro tentou mais uma vez, mas a defesa cortou em cima da linha. 

No fim da partida, aos 47', Mazraoui lançou Sinkgraven e o meio-campista achou Ziyech passando pelo meio. De frente para o gol, o marroquino fintou Alderweireld e bateu forte, mas parou em outra boa defesa de Lloris.


Foi apenas o segundo hat-trick da carreira de Lucas na Europa (Foto: Reuters)

Já no último minuto, aos 51', com a torcida inflamada e em um verdadeiro ataque contra defesa, o nome do jogo, Lucas Moura, apareceu novamente. Sissoko deu um chutão para o ataque e na disputa pelo alto, De Ligt cortou para o meio e deixou a bola com Dele Alli. O camisa 20 tocou de primeira, encontrou Lucas na entrada da área e sem pensar duas vezes, o brasileiro chutou cruzado e marcou o seu terceiro gol na partida. O gol da classificação dos Spurs. O gol mais importante da carreira do camisa 27.

Na base do desespero, o Ajax esboçou um abafa, mas de nada adiantou: parou na defesa do Tottenham e aos 53', o árbitro apitou pela última vez em Amsterdam. Em meio a lágrimas de alegrias do lado inglês e de tristeza do lado holandês, o reconhecimento veio da arquibancada: os mais de 50 mil torcedores presentes não pararam de aplaudir os jovens atletas do Ajax. Não pararam de aplaudir os jogadores que recolocaram os Godenzonen de volta no mapa europeu.

Melhores momentos



Curiosidades


  • Ziyech foi o segundo marroquino a marcar em uma semifinal de Champions League - o primeiro foi Benatida, em 2015, pelo Bayern contra o Barcelona;
  • O Tottenham disputará a sua primeira final de Champions League;
  • O gol de Lucas Moura, aos 51 minutos, foi o gol marcado de maneira mais tardia para classificar um clube durante toda a história da Champions League;
  • Lucas foi o segundo jogador na história a marcar um hat-trick em uma semifinal da Champions League - o primeiro foi Olic, em 2010, atuando pelo Bayern contra o Lyon;
  • Além disso, Lucas também se tornou o primeiro jogador na história a marcar um hat-trick e virar uma derrota por dois gols de sua equipe;
  • Será a segunda vez em que dois clubes ingleses decidirão a Champions League - a primeira foi em 2008, quando o Manchester United bateu o Chelsea;
  • O Tottenham foi o oitavo clubes inglês a chegar na final da Champions League;
  • É a sétima vez em que equipes do mesmo país irão decidir a Champions League - Real Madrid x Valência (2000); Milan x Juventus (2003); Manchester United x Chelsea (2008); Bayern x Borussia Dortmund (2013); Real Madrid x Atlético de Madrid (2014 e 2016);
  • Lucas Moura foi o quinto jogador a marcar um hat-trick na semifinal da Champions League - os outros foram: Del Piero (98), Olic (10), Lewandoski (13) e Cristiano Ronaldo (17)

Nenhum comentário