ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exclusiva: goleira titular do Flamengo Marinha fala de sua trajetória na Seleção e carreira no futebol

Foto: Reprodução/Pikdo

Nascida em Taboão da Serra (SP), a goleira do Flamengo Marinha, Kaká Santana, de 36 anos, fala da carreira, dos títulos conquistados e de sua trajetória na Seleção. Leia abaixo:



1- Como começou a sua carreira no futebol?

Kaká: Jogo futebol na rua desde criança junto com os meninos. Depois fui montando um time do bairro, então jogávamos amistosos com os outros times dali. Comecei a jogar no clube da cidade de Embu das Artes, aí jogávamos salão e futebol de campo. Logo depois, tendo mais conhecimento, fui jogar com as atletas mais velhas na escolinha do Flamengo, mas na época tinha time principal. Fui para o Jorge Bruder, que ficava em Santo Amaro, onde joguei salão. A partir daí as oportunidades foram aparecendo.

Então um treinador perguntou se eu queria jogar no Juventus. Decidi ir mesmo sabendo que minha mãe não me queria longe de casa. Mesmo com medo, ela sempre me apoiou. Fiquei um tempo no Juventus, joguei campo e salão e teve um período que parei de jogar para trabalhar. Trabalhei por um ano e meio e decidi que não era isso que queria, então voltei a jogar.

Foto: Reprodução/Instagram

2- Quando decidiu que queria ser goleira?

Kaka: Foi em 2005 que uma amiga me incentivou a jogar no gol. Eu disse que era muito grande e que não iria dar conta. Ela me perguntou se não queria fazer um teste no Santos, então fui e passei. Fiquei no Santos até 2011.

3- Quais os clubes por onde passou?

Kaka: Assim que terminou o Santos, fui para o São José, onde fiquei de 2012 a 2014. Logo depois vim para o Rio onde era marinha Botafogo, e quando foi no meio do ano, formamos parceria com o Flamengo, que existe até hoje.

Foi aí que comecei a cursar Educação Física, onde fui reconhecida como goleira e como cheguei na seleção principal em 2009.

Foto: Reprodução/Instagram

4- Com o que trabalhou antes de ser atleta?

Kaka: Eu trabalhei quando criança com várias coisas. Trabalhava com meu pai vendendo verduras na rua, aos fins de semana (alguns dias da semana também) eu ficava na feira vendendo sacos de laranjas. Teve um tempo que trabalhei na oficina de um amigo de funilaria, e depois trabalhei em um colégio como monitora.

Fora os horários da monitora, eu ajudava na limpeza da escola e as vezes ficava na cantina e na cozinha quando precisavam de ajuda. Aos fins de semana trabalha na pizzaria e na casa da pamonha.

5- Quando jogou na Seleção Brasileira?

Kaka: Comecei em 2009 e retornei nos anos de 2012, 2013 e 2014.

6- Quais títulos conquistou enquanto goleira?

Kaka: Copa Mercosul, Campeonato Brasileiro da Liga Nacional, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Torneio Internacional Interclubes

Foto: Reprodução/Instagram

7- O que o Flamengo representa para você? Qual seu maior objetivo no clube?

Kaka: Cheguei no Flamengo em 2015. Me sinto muito bem no flamengo hoje, foi uma parceira que deu muito certo. Tenho orgulho de vestir essa camisa.

Quero ganhar o Brasileirão e a Libertadores.

8- Quem foi o maior incentivador da sua carreira?

Kaka: Minha mãe sempre me apoiou. Meu pai não gostava muito da ideia de eu trabalhar com futebol. Ela é minha grande inspiração e me ajudou em tudo, então se me tornei essa grande atleta e lutei por isso, foi graças a dona Therezinha.

Foto: Reprodução/Instagram




Nenhum comentário