ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa do Nordeste: Fortaleza e Botafogo-PB iniciam hoje a finalíssima


Fortaleza e Botafogo-PB farão uma final inédita (Paulo Cavalcanti/ Botafogo PB)

Nesta noite, quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), Fortaleza e Botafogo-PB disputarão as suas primeiras finais de Copa do Nordeste, no Castelão. O confronto coloca frente a frente o melhor ataque da competição, o Leão do Pici, e a melhor defesa, o Belo. O encontro de volta acontecerá na semana na próxima quarta-feira (29), no Almeidão.

A equipe comandada por Rogério Ceni liderou o grupo A e terminou a primeira fase do torneio com 13 pontos. Foram três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, justamente para o Botafogo-PB, por 1x0, em João Pessoa. No mata-mata, o Tricolor não teve dificuldades para golear o Vitória por 4x0, em duelo válido pelas quartas de final, enquanto na semifinal, o adversário batido foi o Santa Cruz, por 1x0.

Como aliado para esse duelo, os torcedores do Leão do Pici contam com a força do Castelão em 2019. Transformando o estádio em uma verdadeira fortaleza, o mando de campo para o clube cearense se tornou imprescindível para que o time alcance os objetivos traçados: em 15 jogos no ano, o Fortaleza venceu nove partidas, empatou cinco e perdeu apenas uma vez, para São Paulo, pelo Brasileirão.

Mais uma vez o Castelão estará lotado e contará com mosaico de LED (Foto: Futebolês/ Tribuna do Ceará)

Depois da conquista do Campeonato Cearense de 2019 sobre o Ceará e da Série B, em 2018, primeiro título nacional de sua história, o clube Tricolor busca continuar sua escalada no futebol brasileiro com mais um título inédito. De 2017 para 2018, o Leão do Pici voltou a segunda divisão após oito anos e de 2018 para 2019, a equipe retornou ao Brasileirão depois de 12 anos.

Do outro lado, o time paraibano teve a segunda melhor campanha na fase de grupos e finalizou a primeira fase com 18 pontos. O Botafogo teve cinco triunfos e três empates. No mata-mata, o Belo bateu o CSA, por 3x1, e posteriormente, na semifinal, o Náutico, por 2x1. Para essa final, a equipe de Evaristo Piza chega como a única invicta na edição.

Além de visar o título inédito da Copa do Nordeste, o Alvinegro da Estrela Vermelha também busca um acesso histórico para a Série B, competição que não disputa desde 1989. Sem contar a marcante campanha na competição regional, o Botafogo conquistou o Campeonato Paraibano com sobras: em 14 partidas, foram 12 vitórias e apenas duas derrotas, ainda na fase de grupos, com o considerado time reserva - na final, dois triunfos sobre o rival Campinense.

Em 2019, o Belo conquistou o tricampeonato do Campeonato Paraibano (Foto: Raniery Soares/CBN)

De 2003 para cá, o Botafogo só disputou o acesso em três ocasiões. Em 2003, quando só ascendiam dois time e o Alvinegro ficou em terceiro. Em 2016, quando levou o gol da desclassificação no último minuto. E, por fim, em 2018, perdendo nos pênaltis para o seu xará de Ribeirão Preto.

Prováveis escalações

Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Quintero, Roger, Bruno Melo; Paulo Roberto, Dodô; Edinho, Marcinho, Wellington Paulista e Osvaldo; Técnico: Rogério Ceni

Botafogo-PB: Saulo; Neilson, Lula, Fred e Israel; Rogério, Wellington Cesar, Juninho, Clayton (Erivélton); Felipe Alves e Nando; Técnico: Evaristo Piza

Ficha Técnica

Fortaleza x Botafogo-PB

Local: Estádio Castelão, Fortaleza (CEA)
Data: 23 de maio de 2019 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Daniel Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

Por: Marcelo Noia

Nenhum comentário