ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confrontos de Série A iniciam as oitavas de final da Copa do Brasil

Em 2018, o Corinthians surpreendeu e eliminou o Flamengo na Copa do Brasil  (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium)

Hoje, quarta-feira (15), se iniciará a quinta fase da Copa do Brasil. Dos três confrontos dessa noite, todos os seis clubes estão na Série A. Às 19h15 (de Brasília), o Atlético-MG receberá o Santos, no Independência. Pouco tempo depois, às 21h30, Corinthians e Flamengo reeditam a semifinal de 2018, enquanto Fluminense e Cruzeiro medirão forças no Maracanã.

Atlético Mineiro x Santos


Neymar, Robinho, André e Ganso tiveram grandes atuações na conquista da Copa do Brasil de 2010  (Foto: Djalma Vassão/ Gazeta Press)

Na partida que abre as oitavas de final, o Galo terá a missão de quebrar um incômodo tabu que contra o Peixe: em três disputas de mata-mata contra a equipe paulista, o Atlético jamais eliminou o adversário. O duelo de volta está marcado para o dia 6 de junho, às 20h, no Pacaembu. 

A primeira disputa ocorreu em 1964, na Taça Brasil, pelas quartas de final. Contando com o esquadrão liderado por Pelé, o Alvinegro Praiano goleou o clube mineiro por 4x1, em Belo Horizonte, e por 5x1, no Pacaembu. Em 1983, já pelo Brasileirão, Serginho Chulapa marcou os dois gols da vitória santista por 2x1, no Morumbi. Na volta, um empate sem gols em Minas Gerais classificou o Santos para a final.

O último confronto ocorreu recentemente, em 2010, na Copa do Brasil. Disputando as quartas de final, o Galo venceu por 3x2, com três gols de Diego Tardelli, no Mineirão. No entanto, dentro da Vila Belmiro, os mandantes contaram com grandes atuações de Neymar, André, Ganso e Robinho, para ganhar do Galo por 3x1 e avançar na competição.

Pelo lado atleticano, a principal esperança do torcedor reside no bom retrospecto contra o Alvinegro Praiano, no Independência. Em 18 partidas foram: nove vitórias, três empates e seis derrotas. Além disso, a expectativa de que Ricardo Oliveira volte a confirmar a famigerada "lei do ex" é grande, já que o atacante marcou contra o seu ex-clube nos dois turnos do Brasileirão do ano passado.

Rodrigo D'alonso Ferreira (SC) apitará a encontro e será auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Kleber Lucio Gil (SC). Heber Roberto Lopes (SC) será o árbitro de vídeo.

Prováveis escalações

Atlético Mineiro: Victor; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison; Geuvânio, Elias, Luan e Chará; Ricardo Oliveira.

Santos: Everson; Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jorge; Rodrygo, Eduardo Sasha (Jean Mota) e Soteldo.

Corinthians x Flamengo


Em 2010, o mata-mata pela Libertadores reservou o duelo entre Adriano e Ronaldo (Foto: Marcelo Ferrelli/ Gazeta Press)

no "Encontro das Nações", como é conhecido o clássico entre as duas maiores torcidas do país, o retrospecto em confrontos eliminatórios é equilibrado. Em seis encontros, cada time levou a melhor em três ocasiões. A volta será no dia 4 de junho, às 21h30, no Maracanã.

O Corinthians se classificou nas quartas de final do Brasileirão de 84, foi campeão na Supercopa do Brasil de 91 e se classificou para as finais da Copa do Brasil de 2018, no duelo mais importante desses três.

Depois de um inesperado 0x0 no Maracanã, o time do Parque São Jorge surpreendeu e bateu o Flamengo por 2x1, em São Paulo. Com gols do contestado Danilo Avelar e do jovem Pedrinho, o gol contra do zagueiro Henrique não teve peso e o Corinthians passou de fase.

o Flamengo, avançou para as semifinais na Copa do Brasil de 1989, passou também para as semis no Torneio Rio-São Paulo de 1997 e no encontro mais valorizado, bateu o Timão nas oitavas de final da Libertadores de 2010.

No primeiro jogo, o Flamengo, comandado pelo "império do amor", ganhou com um gol solitário de Adriano e na volta, contou com Vagner Love para carimbar a vaga, no Pacaembu. Mesmo saindo atrás por 2x0, sofrendo gol de Ronaldo, inclusive, o Rubro-Negro carioca descontou aos quatro minutos da etapa complementar e segurou o impeto Alvinegro até o final.


Anderson Daronco (Fifa-RS) é o juiz e será auxiliado por: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Rafael da Silva Alves (RS). Leandro Pedro Vuaden (RS) será o árbitro de vídeo.

Prováveis escalações 

Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza; Mateus Vital, Clayson e Vagner Love; Técnico: Fábio Carille 

Flamengo: Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Arrascaeta; Evérton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa; Técnico: Abel Braga

Fluminense x Cruzeiro


Dirceu Lopes, Pelé e Tostão se enfrentaram na final da Taça Brasil de 1966, edição onde o Cruzeiro eliminou o Fluminense nas semifinais (Foto: 

Por fim, o histórico entre a equipe Celeste e o Tricolor das Laranjeiras registra apenas três duelos eliminatórios em competições da CBF. Dentre eles, o atual bicampeão da Copa do Brasil só levou a melhor em um. O encontro de volta será no dia 5 de junho, às 19h15, no Mineirão.

Na Taça Brasil de 1960, o Fluminense derrubou o Cruzeiro na segunda fase. Seis anos depois, em 1966, os mineiros deram o troco e eliminaram os cariocas nas semifinais da Taça Brasil. Posteriormente, o "Cruzeiro de todos os tempos", como é considerado por muitos aquele elenco da Raposa, liderados por Tostão e Dirceu Lopes, conquistou a sua primeira Taça Brasil sobre o Santos de Pelé - no Mineirão, a goleada histórica de 6x2 é considerada uma das maiores atuações de todos os tempos do clube.

Por último, mais recentemente, o último confronto: quartas de final da Copa do Brasil de 2006. Em Belo Horizonte, o jovem time Tricolor, que contava com o lateral-esquerdo Marcelo, ganhou por 3x2. Na partida de volta, outro triunfo, dessa vez por 1x0, no Maracanã.

Luiz Flávio de Oliveira será o árbitro da partida e terá como auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Neuza Ines Back (SP). O árbitro de vídeo será José Claudio Rocha Filho (SP).

Prováveis escalações

Fluminense: Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Allan, Paulo Henrique Ganso e Daniel; Yony González, Luciano e Pedro; Técnico: Fernando Diniz

Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Fred; Técnico: Mano Menezes

Curiosidades


1) Sempre que o Santos enfrentou o Atlético-MG em jogos eliminatórios, o time paulista chegou nas finais;


2) Nos últimos 10 jogos em São Paulo, o Corinthians venceu o Flamengo em sete oportunidades, empatou em outras duas e perdeu somente uma vez;

3) Nos últimos 10 confrontos no Maracanã, o Fluminense venceu seis vezes, empatou outras quatro e perdeu somente uma vez para o Cruzeiro, em 2012

Nenhum comentário