ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Definidos os semifinalistas da Europa League

Frankfurt, Chelsea, Arsenal e Valência buscam chegar a grande final em Baku (Foto: Reprodução/ Twitter UEFA)
Os quatro jogos de volta das quartas de finais da Euro League ocorreram hoje, quinta-feira (18), e assim como na Champions League, dois clubes ingleses estão presentes. O Chelsea terá pela frente o Eintrach Frankfurt, enquanto o Valência medirá forças contra o Arsenal. As partidas válidas pelas semifinais ocorrerão nos dias 2 e 9 de maio.

Após uma vitória pelo placar mínimo no jogo de ida, o Chelsea não perdeu tempo e abriu o marcador no Stamford Brigde com Pedro, aos cinco minutos. Apenas quatro minutos depois, o zagueiro Simon Deli deu azar e marcou contra. Dando sequência ao ritmo alucinante do início de jogo, Giroud marcou o terceiro aos 17 e Tomáš Souček descontou aos 25, mas Pedro voltou a marcar dois minutos depois e o primeiro tempo terminou em 4x1. No início do segundo tempo, os torcedores do Slavia Praga ainda tiveram um fio de esperança com os dois gols de Petr Ševčík, aos seis e aos nove minutos da etapa complementar, porém a reação dos tchecos estacionou e o placar terminou mesmo 4x3 para os Blues.

Adversário do clube inglês nas semifinais, o Eintracht Frankfurt reverteu o prejuízo da primeira partida, quando perdeu por 4x2, em Portugal, e venceu por 2x0. Diante de uma linda festa de sua torcida na Commerzbank-Arena, o clube alemão tirou o zero da contagem aos 36 minutos com Kostić. Na etapa final, Sebastian Rode marcou o gol da classificação do Frankfurt, devido aos gols marcados como visitante, com um arremate da meia-lua - sem a presença do árbitro de vídeo na competição, os benfiquistas ficaram na bronca com a arbitragem, já que o bandeirinha não assinalou impedimento no primeiro gol dos mandantes.

Torcida do Eintracht Frankfurt lotou a Commerbank-Arena e deu um verdadeiro show nas arquibancadas (Foto: Trivela)

Na outra chave, o Valência voltou a vencer o Villarreal, desta vez por 2x0. Mesmo com a vantagem construída no primeiro jogo, quando bateu o Submarino Amarelo por 1x3, fora de casa, o time comandado por Marcelino iniciou bem a partida e abriu o placar logo aos 13 minutos com o lateral Antonio Lato. O segundo gol dos mandantes foi marcado pelo capitão Dani Parejo, após cobrança de falta desviada na barreira.

Já no último confronto das quartas, o Arsenal surpreendeu e voltou a vencer o Napoli, dessa vez por 0x1, dentro do Estádio San Paolo. Apesar da superioridade na posse de bola (69% x 31%) e de muita disposição dos jogadores, o time italiano não conseguiu ser efetivo e viu os Gooners terem as melhores chances da partida, incluindo o gol de falta marcado por Lacazette, aos 36 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, mesmo com Ancelotti lançando a equipe ao ataque, o clube Napolitano não conseguiu alterar o placar e terminou o jogo empilhando chances para fora.

Títulos

Com exceção do Arsenal, todos os outros três semifinalistas já foram campeões da Europa League. Ainda com a denominação de Copa da UEFA, o Eintracht Frankfurt foi o primeiro a ganhar a competição: em 1980, ainda com a disputa em dois jogos, as águias perderam a primeira partida por 3x2, para o Borussia Mönchengladbach, e venceram o jogo de volta por 1x0, garantindo o título pelo gol fora de casa. 

Já os Gooners, após o empate por 0x0 nos 120 minutos, perderam nos pênaltis para o Galatasaray, em 2000, já com sistema de jogo único. Quatro anos depois, o Valência também se sagrou campeão após uma vitória por 2x0, em partida disputada contra o 

Olympique de Marseille. Por último, o Chelsea se sagrou campeão recentemente ao bater o Benfica por 2x1 - entre os semifinalistas, os Blues foram os únicos a ganharem a competição com o nome de Europa League, já que o torneio mudou de nome apenas na temporada 2009/10.

Nenhum comentário