ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confrontos históricos marcam o segundo dia das quartas da Champions

Messi foi o carrasco do United nas duas finais (Foto: Getty Imagens)
Manchester United e Barcelona, que duelam na Inglaterra, além de Ajax e Juventus, que medem forças na Holanda, já fizeram cinco finais de competições europeias em sua história - três referentes ao primeiro encontro e duas pelo segundo, respectivamente. Os duelos ocorrem hoje, quarta-feira, às 16h (de Brasília), pelas quartas de final.

No confronto entre espanhóis e ingleses, em 11 jogos, apesar dos números serem equilibrados, o time Catalão leva vantagem, de acordo com o contexto das partidas. Entre as quatro vitórias do Barcelona, duas delas foram em finais da própria competição e aconteceram na última década: 2009 e 2011. Lionel Messi, presente nas duas ocasiões, deixou sua marca em ambas decisões.

Além disso, foram três empates e outros quatro triunfos dos Red Devils. Dentre esses resultados positivos, apenas um foi em uma final: em 1991, quando os clubes decidiram a Taça das Taças, torneio que deixou de ser disputado em 1999. Pela Champions, o resultado mais expressivo do United ocorreu em 2008, quando se encontraram nas semifinais e Paul Scholes fez o gol que sacramentou o placar de 1x0 no Old Trafford, após o 0x0 no jogo de ida.
O triunfo contra o Ajax, em 1996, foi o último título da Juve na Champions League (Foto: Getty Images)
Já na outra chave, apesar estarem empatados nas decisões, o time Bianconero ampla superioridade no confronto contra os holandeses. Em 12 jogos, foram 10 vitórias, uma empate e apenas uma derrota. O grande resultado dos italianos ocorreu em 1996, quando venceram nos pênaltis e levaram a Orelhuda para Turim.

Do outro lado, o Ajax busca quebrar o tabu no duelo, já que não ganham da Juventus desde 1973, ano em que ganharam a finalíssima da Champions contra a própria equipe italiana. Outro jejum presente é referente aos encontros em Amsterdam, já que os donos da casa perderam as últimas três partidas.

Os duelos de volta acontecerão no dia 17/04, no Camp Nou, em Barcelona e no Juventus Stadium, na cidade de Turim. Quem avançar no primeiro confronto enfrentará Liverpool ou Porto, enquanto na outra chave, quem vencer terá Tottenham ou Manchester City pela frente.

Nenhum comentário