ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Champions League: As quartas de final em números

Força do White Hart Lane é o grande trunfo dos Spurs para enfrentar o Manchester City (Foto: Divulgação)
Nesta tarde, às 16h (de Brasília), Liverpool e Porto medirão forças em Anfield, enquanto o Manchester City visitará o Tottenham no White Hart Lane, pelas quartas de final da Champions League. No duelo entre ingleses, essa é a primeira vez em que essas equipes se enfrentam pela competição. Já no outro confronto, esse ano marca a quarta disputa entre Reds e Dragões por competições europeias.

Na partida de Londres, esse será o jogo de número 157 entre Spurs e Cityzens. No retrospecto geral, o equilíbrio é a grande marca entre esses clubes: 61 vitórias do time de Manchester contra 60 triunfos do Tottenham, além de 35 empates. Em contrapartida, os encontros eliminatórios, todos por torneios ingleses, demonstram uma larga vantagem dos londrinos, que venceram nove dos 14 duelos entre as duas equipes, incluindo cinco dos últimos seis.

O confronto marca a primeira vez em que o novíssimo estádio dos Spurs irá receber um duelo pela Champions League. Além disso, a última vez que a equipe comandada por Maurício Pochettino havia avançado às quartas de final foi há oito anos atrás. Pelo lado do City, é a terceira vez em que o clube chega nessa fase nos últimos quatro anos e pelo segundo ano consecutivo enfrentará um time inglês, já que enfrentou e foi eliminado pelo Liverpool em 2018 - em meio a todo o contexto do jogo, Pep Guardiola busca retornar às semifinais após duas temporadas.

Em 2018, apesar do empate em Anfield no jogo da volta, o Liverpool goleou o Porto por 5x0 na ida (Foto: Getty Images)
Já em Anfield, os seis confrontos anteriores entre Liverpool e Porto aconteceram no século XXI e em todas as oportunidades, o clube da terra dos Beattles levou a melhor e chegou até a final da competição em que ocorreu. Outro ponto curioso é o tabu que os portugueses enfrentam diante dos Reds: foram derrotados em três ocasiões e empataram os outros três jogos.

O primeiro encontro ocorreu em 2001 pelas quartas de final da Taça UEFA, atual Liga Europa, competição que os Reds se sagraram campeões. Seis anos depois, em 2007, as equipes mediram forças na fase de grupos da Champions League e posteriormente, o time inglês foi vice-campeão diante do Milan. Por fim, na temporada passada, quando os Dragões foram eliminados nas oitavas de final da Champions League e novamente o Liverpool foi derrotado na final, dessa vez para o Real Madrid.

Os duelos de volta acontecerão no dia 17/04, no Eithad Stadium, em Manchester e no Estádio do Dragão, na cidade do Porto. Quem avançar no confronto inglês enfrentará Ajax ou Juventus, enquanto na outra chave, quem vencer terá Manchester United ou Barcelona como adversário.

Não deixem de conferir o sexto episódio do Podcast EntreLinhas sobre as quartas de final da Champions League.

Nenhum comentário