ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novas mudanças nas regras do futebol

Reunião em Aberdeen marcou novas alterações no esporte (Foto: Foto: Divulgação/IFAB)
A International Board (IFAB), órgão responsável por gerir o regulamento do esporte, realizou no último sábado (2), na Escócia, um encontro que definiu alterações nas regras do futebol. Dentre a modificações, a mão na bola, o local para substituição dos jogadores, as cobranças de tiro de meta e a bola ao chão foram pontos que sofreram mudanças. 

As regras entrarão em vigor a partir do dia 1° de junho, após o termino da temporada europeia. As novas medidas já serão adaptadas ao regulamento do Brasileirão, uma vez que o campeonato nacional teria que ser alterado no seu andamento, por não ter o mesmo calendário que o futebol europeu. Copa América, que se inicia no dia 14 de junho, já ocorrerá com as mudanças.

De acordo com nota, gols marcados diretamente com a mão ou oportunidades de gol criadas depois de ganhar a posse da bola com a mão, mesmo que sem intenção, serão anulados. Outra novidade é referente as substituições: o jogador que sairá de campo, obrigatoriamente, deve procurar a linha mais próxima, seja de fundo ou lateral. Ainda sobre linhas, não será mais necessário que a bola ultrapasse o limite da grande área na cobrança de tiro de meta ou de faltas dentro da área.

Assim como os jogadores, membros da comissão técnica, a partir do primeiro dia de junho, também serão advertidos com cartões. Já com relação aos árbitros, caso a bata nos juízes, o jogo será paralisado e o reinício da partida será com bola no chão. 

Por fim, a regra que menos irá impactar o jogo é relativa ao posicionamento dos goleiros durante as cobranças de pênalti. Segundo a nova norma, o arqueiro só precisará ter um pé sobre a linha do gol no momento da batida.

Nenhum comentário