ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dupla Ba-Vi joga a vida na Copa do Nordeste

Times baianos podem "morrer abraçados" na primeira fase (Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia)
Bahia e Vitória jogam hoje, sábado (30), às 16h (de Brasília), pela última rodada da Copa do Nordeste. O Leão recebe o Náutico e ainda busca o seu primeiro resultado positivo nessa edição. Já o Esquadrão viaja para o Maranhão e medirá forças contra o lanterna Sampaio Corrêa, equipe que venceu o time de Enderson Moreira na finalíssima da temporada passada.

Ocupando a mesma posição em seus respectivos grupos, o quinto lugar, a dupla Ba-Vi não depende de suas próprias forças para avançarem de fase e precisarão secar os seus concorrentes diretos. Ponto curioso nesse desfecho, o time comandado por Cláudio Tencati pode influenciar diretamente na classificação do Bahia.

O Esquadrão possui 12 pontos e tem na sua frente o Botafogo-PB (17), Ceará (15), CSA (13) e o Náutico (14), adversário do Leão nessa derradeira rodada. Em caso de triunfo, Enderson torcerá por um tropeço desses quatro clubes, incluindo o Timbu. Para isso, vai precisar que seu arquirrival some, ao menos, um ponto contra os pernambucanos.

Adversário do Bahia nessa última rodada da fase de grupos, o Sampaio Corrêa tem o pior desempenho da competição, já que ainda não venceu e somou apenas um ponto em sete partidas disputadas. Para os tricolores, a oportunidade de "vingar" o desfecho da temporada parada, quando os maranhenses calaram a Fonte Nova, deve ser o principal aperitivo do duelo.

Confiram o que é necessário para o Bahia avançar:

Empatar e torcer por derrota do CSA contra o Altos;
Vencer e torcer por derrota ou empate do CSA contra o Altos;

Vencer e torcer por derrota ou empate do Náutico contra o Vitória;

Vencer e torcer por derrota do Ceará contra o Salgueiro.

Em contrapartida, Tencati busca encerrar o jejum de 10 partidas sem triunfo que o rubro-negro baiano vive atualmente. Além disso, se for eliminado ainda na primeira fase, o Leão sofrerá outro grande impacto em seu planejamento orçamentário, já que saiu precocemente da Copa do Brasil e do Campeonato Baiano - sem contar que, em caso de eliminação, o time ficará quase um mês afastado dos gramados, retornando apenas para a estreia na Série B.

No grupo do Vitória, que tem 6 pontos, as equipes que formam o G4 são: Santa Cruz (9), CRB (8), Salgueiro  (6) e Fortaleza (10), o único clube que se classificou com antecipação na chave. Dentre os três times que ainda lutam pela vaga, o CRB possui o confronto mais difícil, já que enfrenta o Botafogo-PB, primeiro colocado na classificação geral. Nesta rodada, todos os times do grupo A jogarão em seus domínios.

Confiram o que é necessário para o Vitória avançar:

Empate e torcer por derrota do Salgueiro contra o Ceará;
Vencer e torcer por derrota ou empate do Salgueiro contra o Ceará;
Vencer e torcer por derrota do CRB contra o Botafogo-PB;
Vencer por quatro gols de vantagem e torcer por empate entre CRB e Botafogo-PB.

Promessa de muitas emoções e de partidas dramáticas na última rodada da maior competição regional do país.

Nenhum comentário