ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia perde e está eliminado da Copa do Nordeste

(Foto: Bahia no Ar)

Embalado pelos quatro triunfos nos últimos quatro jogos (três pelo Baianão e um pelo Nordestão), o tricolor foi até o Maranhão enfrentar o Sampaio Corrêa e saiu derrotado. Algoz da final da edição passada da competição, quando venceu o Bahia e ficou com o título, a equipe maranhense voltou a vencer o Esquadrão, desta vez por um tento a zero. 

A equipe do Sampaio Corrêa, que já estava eliminada da Copa do Nordeste e não havia vencido nenhum jogo na competição até então - um ponto apenas em sete partidas, entrou com um time, em sua maioria, com jogadores reservas. Já o Bahia foi a campo com o que tinha de melhor, segundo os critérios de Enderson Moreira.

A eliminação na Copa do Nordeste é a segunda nesta temporada em apenas três meses de atividade. O Bahia já havia sido eliminado da Copa Sul-americana ao perder para o Liverpool-URU. Em 2019, o Bahia disputaria cinco competições. Além das duas já citadas, restam agora para o tricolor o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e o Brasileiro Série A.

No campeonato baiano o tricolor está na final, aguardando o seu adversário que sairá do confronto entre Bahia de Feira x Vitória da Conquista. Na Copa do Brasil, está na terceira fase e encara o CRB. E o Brasileirão Série A começará no final de abril e o Bahia estreará contra o Corinthians.

O jogo

O tricolor baiano teve maior posse de bola durante todo o jogo, porém com pouca efetividade e pouca presença no ataque. Na maior parte do tempo, a bola circulou pelo meio campo do Bahia e setor defensivo. Isso se deve, também, ao sistema de marcação implantado pela equipe maranhense para a partida de hoje. O Bahia teve 57,9% de posse de bola na partida, desse total 23,55% na defesa, 55,5% no meio campo e 20,95% no ataque. E no ataque, a maior concentração da presença foi pelas pontas, através de cruzamentos para a pequena área, na esperança de Gilberto conseguir cabecear. Raramente o Bahia chegava na área do Sampaio.

Embora o Bahia tenha tido maior posse de bola, foi o Sampaio Corrêa quem mais finalizou, foram oito chutes contra sete do Bahia. Dos oito chutes maranhenses, dois foram no gol e seis errados. Já o Bahia, dos sete chutes todos foram errados.

E em uma das duas finalizações certas, o Sampaio chegou ao gol da vitória.E que gol! Aos 44 minutos da primeira etapa, quando o Bahia pressionava, Shaylon tentou cruzar para dentro da área, mas a defesa conseguiu afastar e a bola caiu nos pés de Cleitinho que dominou e vendo Anderson adiantado, arriscou um belo chute antes do meio de campo. A bola viajou e foi "morrer" no fundo do gol tricolor. 

O gol tem méritos para o jogador do Sampaio Corrêa que acertou um raro chute, mas também, é perceptível a falha nos quesitos de marcação e posicionamento por parte do Bahia. No momento do gol, o tricolor estava pressionando em busca do seu gol, mas ao cometer um erro de cruzamento, os meio campistas e defensores estavam mal posicionados, não parando o contra ataque do Sampaio e dando espaço para que o jogador maranhense arriscasse um chute de tão longe. O goleiro Anderson também estava mal posicionado, já que na hora do gol, ele estava praticamente na meia lua da sua área.

Escalação

O Bahia foi a campo com: Anderson; Flávio, Lucas Fonseca, Ernando e Moisés; Douglas Augusto, Elton e Shaylon; Elber, Arthur Caíke e Gilberto. Na segunda etapa, foram promovidas as seguintes alterações: Eric Ramires (Shaylon), Fernandão (Gilberto) e Artur Victor (Elton).

Palavra do treinador

Em entrevista coletiva após a partida, Enderson Moreira disse: "Não tenho muito o que falar. Talvez foi o pior jogo sob o meu comando. A gente não conseguiu produzir. A equipe toda foi muito abaixo. A gente lamenta muito, porque estamos brigando para se classificar em todas as competições. Foi merecido o resultado para a equipe do Sampaio, não tem o que contestar".

Próximos jogos

O tricolor concentra suas forças agora para encarar o CRB, já na próxima terça-feira (2/4). O primeiro jogo será fora de casa e a volta será na Arena Fonte Nova, no dia 9.

Nenhum comentário