ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duelo de gigantes

Liverpool aposta na magia do Anfield para bater o Bayern (Foto: www.theanfieldwrap.com)
Liverpool e Bayern medirão forças hoje, terça-feira (19), na segunda semana de confrontos pelas oitavas de final da Champions League. O confronto em Anfield recoloca Jürgen Klopp frente a frente contra os Bávaros, equipe com qual o treinador rivalizou durante várias temporadas na Alemanha, principalmente no comando do Borussia Dortmund.

Com uma excelente campanha na Premier League e fora das Copas locais, a expectativa dos ingleses se divide entre as duas competições restantes. Sem nunca ter conquistado um título nacional no atual modelo, já que o último aconteceu em 1990, dois anos antes da fundação da Premier League, o Liverpool terá que lidar com a ansiedade e a pressão por toda essa fila. Além do jejum no campeonato nacional, os Reds não levantam um caneco desde 2012, quando venceram a Copa da Liga.

Apesar de viver uma realidade oposta aos ingleses, já que são os atuais hexacampeões nacionais, os Bávaros foram alvos de críticas pelo desempenho abaixo na temporada. Liderando de ponta-a-ponta nos últimos anos, a equipe de Niko Kovac viu o Borussia disparar no início da Bundesliga e pouco demonstrava poder de reação - depois de resultados como, por exemplo, a derrota para o próprio Dortmund e o empate contra o Dusseldorf, uma eventual demissão do treinador parecia inevitável.

Após os dois jogos e a permanência do comandante, foram oito jogos de invencibilidade até a derrota para o Leverkusen. Com o empate do líder Borussia contra o Nurnberg pela última rodada da Bundesliga, o Bayern diminuiu para três pontos a distância entre os times e entrou de vez na disputa pelo título.

Desempenho

Assim como ocorreu na última temporada, Anfield vem sendo uma verdadeira fortaleza. Nessa edição, mesmo estando no famigerado "grupo da morte" com PSG e Napoli, o Liverpool venceu as três partidas da primeira fase e deu sequência ao excelente retrospecto do clube como mandante - na campanha do vice-campeonato do ano passado, foram cinco vitórias em seis jogos disputados na Inglaterra.


Firmino, Salah e Mané tiveram grande desempenho na temporada passada (Foto: Getty Images)

Diferente do Liverpool, o clube alemão
 não teve dificuldades e se classificou sem sofrer derrotas. Como visitantes, vitórias fáceis sobre o Benfica e AEK Atenas, além de um empate contra o Ajax por 3x3, em um dos grandes confrontos da primeira fase.

Destaques

Em busca da classificação, os Bávaros confiam em toda capacidade e experiência de Lewandowski para se classificarem. O polonês, sétimo maior artilheiro da história da Champions e o quarto maior em atividade, possui 53 gols em sua trajetória na competição e nessa edição é o artilheiro com oito gols em seis jogos. Na Bundesliga, o camisa 9 marcou 13 vezes em 21 partidas.


Lewandowski é a grande esperança de gols do Bayern (Foto: AFP)

Em contrapartida, os Reds guardam suas esperanças em toda qualidade e entrosamento entre Salah, Mané e Firmino. Os três atacantes foram responsáveis por seis dos nove gols do clube nessa Champions League.


Desfalques

O sistema defensivo será o principal problema para o Liverpool. Sem poder contar com Joe Gomez, lesionado, e com a ausência do suspenso Van Dijk no comando da defesa, Klopp deverá escalar Fabinho como titular, juntamente com Matip. Firmino e Lovren, outra opção para a defesa, também figuram como dúvidas. 

Pela equipe da Baviera, Robben e Boateng, lesionados, estão fora do jogo, assim como o atacante Müller, que cumprirá suspensão.

Retrospecto

O último confronto entre Liverpool e Bayern, no Anfield, ocorreu há exatamente 38 anos, em 1981. Após um empate sem gols na Inglaterra, o 1x1 na Alemanha bastou para que os ingleses se classificassem para a final e posteriormente levantassem a "orelhuda".

Além do duelo entre os clubes, a rivalidade entre Klopp e Bayern é outro capítulo desse grande duelo. Em 29 jogos já registrados, o treinador possui nove triunfos, quatro empates e 16 derrotas - uma delas, na grande final da Champions League de 2013, quando ainda comandava o Borussia Dortmund.


Após surpreender o mundo no duelo contra o Real Madrid, o Borussia de Klopp não resistiu ao Bayern (Foto: AP Photo/Jon Super)

França


Além de Liverpool e Bayern, o Lyon receberá o Barcelona no Parc Olympique Lyonnais. Os franceses, que não disputavam as oitavas desde 2012, já enfrentaram os catalães em seis oportunidades e nunca ganharam.


Em quatro partidas contra o Lyon, Messi marcou três vezes (Foto: www.24h.com.vn)

Com apenas cinco gols sofridos, o Barcelona possui uma das melhores defesas da competição e não teve dificuldades para liderar o grupo B, o mesmo de PSV, Internazionale e Tottenham. Já o Lyon, que estava na mesma chave do Manchester City, se classificou apenas na última rodada com um empate contra o Shakhtar, na Ucrânia. Na atual edição, as duas equipes ainda estão invictas - no Eithad Stadium, os franceses venceram os Cityzens por 1x2 e na França, empataram por 2x2.

Um comentário: