ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RODADA DIGNA DE CAMPEÕES

Ajax e Bayern fizeram um dos melhores jogos da temporada europeia (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)

A última rodada da fase de grupos da Champions League reservou grandes confrontos aos espectadores. Estádios cheios, torcidas eufóricas, partidas de grande qualidade técnica e com muita emoção fizeram parte da maioria dos dezesseis jogos que ocorreram entre ontem, terça-feira, e hoje, quarta-feira.

Pelo grupo A, o Borussia Dortmund venceu fora de casa o Monaco por 2x0 e contou com a ajuda do Club Brugge, que empatou por 0x0 e segurou o Atlético de Madrid, na Bélgica. Os alemães, que estão em grande fase e lideram a Bundesliga, se classificaram com a mesma pontuação dos colchoneros, levando vantagem nos critérios desempate, no caso, o confronto entre as equipes. A vaga para a Europa League ficou com os belgas.



Já pelo grupo B, a Internazionale protagonizou a grande decepção da rodada: diante de mais de 66 mil pessoas, os italianos receberam o eliminado PSV, no Giuseppe Meazza, empataram por 1x1 e terminaram eliminados da competição. Os nerazzurri perderam a vaga para o Tottenham, que visitou o Barcelona e empatou pelo mesmo placar - o time catalão poupou diversos atletas, por já estarem com a primeira posição garantida. Assim como o grupo A, os Spurs ficaram na frente por conta do critério do confronto direto. A Inter vai para à Europa League.



No grupo C, famigerado grupo da morte, o PSG confirmou o favoritismo, goleou o Estrela Vermelha na Sérvia por 1x4 e garantiu a primeira colocação. No outro duelo da chave, o Liverpool conquistou uma suada e apertada vitória sobre o Napoli por 1x0, em Anfield. O triunfo dos Reds foi marcado pela incrível defesa do goleiro Alisson, que protagonizou um milagre ao defender um chute à queima roupa nos acréscimos. Mesmo com a eliminação, o desempenho dos napolitanos foi memorável: além de vencer o Liverpool na Itália, empatou duas vezes com o estrelado PSG e só saiu por conta dos critérios de desempate.



Pela quarta chave da competição, Schalke e Porto se classificaram com folgas. Enquanto a equipe portuguesa venceu fora de casa o Galatasaray por 2x3, os azuis reais ganharam por 1x0 do Lokomotiv Moscou, na Alemanha. Com a vitória nessa última rodada, o Porto confirmou a melhor campanha da competição na primeira fase com cinco vitórias e um empate.



Já no grupo E, mesmo com suas respectivas classificações garantidas, Ajax e Bayern fizeram uma partida histórica. Em um jogo repleto de reviravoltas e de emoção, a Johan Cruijff Arena foi o palco do grande jogo dessa edição da Champions League, que terminou 3x3 e garantiu os alemães na primeira colocação. Do outro lado da chave, jogando em casa, o Benfica venceu por 1x0 e conquistou o seu único triunfo na competição sobre o AEK Atenas, único time que não somou sequer um ponto.



No sexto grupo da edição, o Manchester City contou com uma noite inspirada de Leroy Sané para bater o Hoffenheim, no Eithad Stadium, por 2x1 e carimbou o primeiro lugar. O outro classificado dessa chave foi o Lyon, que arrancou um empate por 1x1 com o Shakhtar, na Ucrânia.



Contrastando com a maioria dos clubes, o Real Madrid, mesmo sendo o líder do grupo G, encerrou a primeira fase com uma péssima imagem: sofreu um revés de 0x3 para o CSKA, no Santiago Bernabeu. A derrota dos merengues foi a pior da história do clube na Champions League em seus domínios. Apesar da memorável vitória, o clube russo terminou em último, por conta do triunfo do Viktoria Plzeñ, por 2x1, sobre a Roma, na República Tcheca -  o clube italiano terminou em segundo com três pontos a menos que a equipe de Madrid.



Por fim, no último grupo da edição, Juventus e Manchester United confirmaram o favoritismo e se classificaram em primeiro e segundo, respectivamente. O time italiano foi surpreendido pelo Young Boys e perdeu por 2x1, na Suíça, mas contou com a derrota dos Reds Devils para garantir o primeiro lugar. Assim como no jogo da Suíça, o Valência bateu a equipe de Jose Mourinho pelo mesmo placar e aumentou ainda a interminável crise vivida pelo United.



O sorteio para o mata-mata da maior competição de clubes do mundo ocorrerá na segunda-feira, na sede da FIFA em Nyon. Em uma das edições mais equilibradas, a próxima fase da Champions promete bons duelos.
Confiram abaixo os dois potes:

Pote A: Barcelona, Bayern, Borussia Dortmund, Juventus, Manchester City, Porto,  PSG e Real Madrid;

Pote B: Ajax, Atlético de Madrid, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma, Schalke 04 e Tottenham.

Nenhum comentário