ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ponto de esperança

 Marcelo Chamusca tentará reerguer o Leão (Foto: Bruno Aragão/CearaSC.com)

Marcelo Chamusca foi anunciado, na quinta-feira, como o novo treinador do Vitória. O novo comandante do Leão traz consigo elementos fundamentais para o bom funcionamento da equipe em 2018.

Além de não ser um técnico caro, uma das prioridades para a equipe rubro-negra que sofrerá com uma brusca diminuição em seu orçamento, Chamusca é baiano e possui um conhecimento prévio do que o espera no clube.

Outra questão de extrema importância para o momento atual do Vitória, se refere a um acesso imediato a elite do futebol nacional, já na próxima temporada. O novo comandante do Leão possui um excelente histórico de acessos em seu currículo: Salgueiro (Série D para à Série C, em 2013), o Guarani (Série C para à Série B, em 2016) e o Ceará (Série B para à Série A, em 2017) - ou seja, Chamusca tem a experiência necessária nas divisões de acesso do Brasil.

Porém, o ponto de mais destaque no "pacote Chamusca" é visto em algo que precisa ser recuperado no Vitória: um maior uso dos atletas vindos da base. Além das características citadas, o novo treinador do Leão é reconhecido por trazer jogadores das categorias de base e integrá-los ao elenco profissional, chegando até mesmo a utilizá-lo-os, algo que se encaixa perfeitamente com o história do clube.

Para contextualizar essa questão, o Vitória de 2018 foi marcado por inúmeras contratações que não deram certo, com participação até mesmo do famigerado "pacotão de jogadores". Dos atletas da base, somente o zagueiro Lucas Ribeiro e o volante Léo Gomes atuaram regularmente no time titular em 2018 - apesar de ser "cria da base", Léo Ceará jogou o primeiro semestre no Confiança e começou à atuar direto da base ao profissional.

Portanto, é de conhecimento geral que futebol não é uma receita de bolo e nem da garantias de sucesso, mas para 2019, a diretoria do Vitória inicia o seu planejamento de forma coerente com a realidade do clube. A busca por um reequilíbrio financeiro e um retorno as suas características históricas são as melhores saídas para o sucesso. O sucesso de uma instituição que carece apagar uma imagem negativa que criou em 2018.

Nenhum comentário