ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paixão além da fronteira: River Plate

Jogadores comemorando a conquista da Libertadores 2018. (Foto: El País)

Em meio à repercussão da final da Libertadores e todas as suas polêmicas, hoje trago para vocês um conteúdo com uma abordagem diferente sobre este episódio. Sabemos que Brasil e Argentina são rivais históricos, fazendo juntos - talvez - a maior rivalidade e o maior clássico do futebol mundial.

A final da Libertadores entre os dois maiores clubes argentinos, River Plate e Boca Juniors, mobilizou literalmente o mundo inteiro. O primeiro jogo, apenas pela parte desportiva, o futebol jogado dentro das quatro linhas, que diga-se de passagem, foi um belo clássico. Já, o segundo jogo, infelizmente, ficou marcado por diversas polêmicas como: 1) o ataque ao ônibus do Boca Juniors em sua chegada ao estádio Monumental de Nuñez, o qual feriu alguns jogadores xeneizes (apelido referente ao Boca Juniors), entre eles Pablo Pérez, capitão da equipe; 2) os diversos adiamentos da partida, para outro(s) dia(s), inclusive e, por fim, 3) a realização da partida na Espanha, no estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid. (Sim, a Conmebol levou a final da maior competição sul-americana para a Europa!).

Dada essa conceituada sobre o que foi esse jogo fora de campo, o qual você pode conferir mais informações sobre a final, disputada em campo, clicando aqui, vamos ao assunto principal desta matéria: A paixão de brasileiros pelo River Plate.

Escudo do River Plate ao centro (Foto: Google Imagens/Mercado Livre)

O Club Atlético River Plate (CARP) é um clube tradicionalíssimo na Argentina e em terras sul-americanas. E, devido à sua gloriosa história atrai adeptos por todo o continente. Aqui no Brasil não é diferente, a legião de fãs dos millonarios (apelido referente ao River Plate) cresce cada vez mais. 

E para elucidar essa ligação de brasileiros com o clube argentino, conversei com Fellipe Ferraz, de 21 anos, que mora em Cruzeiro, no interior do estado de São Paulo, técnico em Marketing. E é fundador do perfil no Instagram (@riverplatefansbrasil), dedicado exclusivamente à postagem de conteúdo ligado aos millonarios, sendo o maior perfil do River Plate em português, na plataforma Instagram, com pouco mais de 6.700 seguidores. 

Fellipe Ferraz, fundador do maior perfil sobre o River Plate em português, no Instagram 
(Foto autorizada e enviada pelo próprio Fellipe)

Acompanhe a seguir a entrevista completa.

- Primeiro contato com o River Plate
"Ouvi falar sobre o River Plate, pela primeira vez, em 2013. Tomei conhecimento da existência do clube através da franquia de jogos Konami daquele ano, no caso, o Pro Evolution Soccer 2013. Foi paixão à primeira vista! Paixão pelo escudo, pela camisa e pela história dos millonarios. Mas até então, eu não era um torcedor fanático, como sou hoje em dia".

- Começo da paixão pelo River Plate
"O tempo passou, acabei me distanciando das notícias do time. Recentemente, no final de 2017, depois de assistir um jogo na Fox Sports, entrei nas redes sociais do River para conferir como vinha o time de Marcelo Gallardo. Ao realmente começar a pesquisar a fundo a situação do clube, vi que um dos principais fatores para a boa fase do clube é o apoio da sua torcida. Quando se vê vídeos dos torcedores antes, durante e depois dos jogos você fica arrepiado de como nossos hermanos realmente sabem fazer uma festa nas arquibancadas".

- Início do perfil
"Juntando tudo isso, vendo um crescimento de torcedores brasileiros do River, devido à fase do clube, senti a necessidade de criar um canal em português para o CARP, onde ali eu pudesse transmitir toda a experiência de ser um hincha (torcedor, em espanhol) do River. Foi um tiro certeiro! Desde a nossa fundação, em fevereiro de 2018, já somos quase 7 mil torcedores em nosso perfil. O que me deixou ainda mais feliz foi o fato de que, não só brasileiros, mas também muitos argentinos, chilenos, uruguaios, colombianos, enfim! Muitos torcedores de diversos países sul-americanos também aderiram e começaram a nos seguir"
Perfil no Instagram (Foto: Rodrigo Leal)

- Relação com os hermanos
"Sinto que o @riverplatefansbrasil criou uma conexão muito boa entre argentinos e brasileiros. Ambos mandam fotos de quando visitaram o país ao lado. Sem contar os muitos elogios e apoios vindo dos nossos vizinhos. Está sendo uma experiência fantástica, que só faz crescer ainda mais a paixão pelo Club Atlético River Plate".

Mensagem enviada no perfil do Instagram por um torcedor argentino, que teve a sua identidade preservada pois não foi possível solicitar-lhe autorização 
(Foto enviada pelo próprio Fellipe Ferraz)

- Jogos do River Plate
"Infelizmente ainda não tive a oportunidade. Minha cidade fica a, mais ou menos, 4 horas do Rio de Janeiro e quando o plantel millonario veio jogar contra o Flamengo, pela fase de grupos da Libertadores, eu quis muito ir, mas não consegui de jeito nenhum por conta do meu trabalho. Estou juntando uma grana pra ver se consigo fazer uma visita ao Monumental de Núñez no final de 2019. É um sonho que logo quero realizar!"

- Reconhecimento do perfil
"Ainda não tivemos um reconhecimento por parte do clube, não que nos tenha informado ainda. Algumas torcidas filiais de outros países e cidades nos seguem e trocamos mensagens algumas vezes, como as de Nova York, Brooklyn e da própria Argentina. Uma das mais recentes surpresas que tive foi a descoberta de que o narrador de futebol da Fox Sports, Marco de Vargas, nos segue a alguns meses. Foi uma grande felicidade, já que nos tornamos uma fonte de informação do clube para ele. O Marco transmite muitos jogos do River Plate no Campeonato Argentino e nossos hermanos sempre pedem para que eu poste os gols narrados por ele. Sempre ficam encantados com a emoção das narrações".



Matéria realizada por: Rodrigo Leal


Siga a gente nas Redes Sociais:

Instagram: @entrelinhascanal
Twitter: @entrelinhasBR1

Um comentário: