ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rodadas de tirar o fôlego

Promessa de jogo quente no Camp Nou

Após um meio de semana repleto de bons jogos pela Champions League, a rodada do final de semana no futebol europeu promete grandes embates nas quatro maiores ligas do Velho Continente.

LA LIGA

No território espanhol, os holofotes estão voltados para aquele que é considerado o maior clássico do mundo: Barcelona contra Real Madrid. Após um início turbulento, com a derrota na Supercopa Europeia para o rival Atlético, derrota para o CSKA na Champions e a sexta posição na La Liga, os merengues veem no “El Clasico” uma grande oportunidade de começarem essa reação.

Por outro lado, o Barcelona busca a manutenção da liderança, além de ampliar a crise que já ronda o Santiago Bernabeu. A equipe de Ernesto Valverde terá o Camp Nou como trunfo para suprir a ausência de Messi, que se lesionou contra o Sevilla e ficará fora por três semanas – os blaugranas  buscam dar sequência ao início de temporada com pé direito: 100% na Champions League e liderança da La Liga.

Pivô de uma das maiores polêmicas da Copa do Mundo, por justamente aceitar o convite para ser técnico do Real Madrid, Lopetegui é nome constante nas páginas dos jornais espanhóis e com apenas 13 jogos na temporada, já sofre uma pressão enorme no comando da equipe – alguns torcedores já pedem até mesmo a sua demissão.

O último duelo entre as duas equipes sem a presença de Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo ocorreu 11 anos atrás, exatamente na temporada 2007/08. A partida foi realizada no próprio Camp Nou e terminou com o placar de 1x0 para o Real Madrid, que teve o seu gol marcado pelo brasileiro Júlio Baptista.



LIGUE 1

Apesar da grande diferença na tabela, Olympique de Marseille e PSG prometem fazer um jogo quente no Vélodrome. A expectativa é a melhor possível, principalmente pela última imagem desse confronto: na temporada passada, as equipes empataram por 2x2 no mesmo estádio, em um duelo que a expulsão de Neymar e gol salvador de Cavani aos 47 minutos da segunda etapa, rechearam o clássico com muita polêmica e emoção.



A equipe do técnico Thomas Tuchel começou a liga francesa de forma arrasadora, tendo 10 vitórias em 10 jogos e com um saldo de 31 gols – o segundo melhor saldo pertence ao Lille com apenas 11 gols pró. Na Champions¸ o time de Neymar e Mbappé vem oscilando: derrota para o Liverpool em um grande jogo no Anfield, vitória avassaladora contra o frágil Estrela Vermelha e empate suado contra o Napoli, no qual o argentino Di Maria salvou a frustração dos franceses com um gol aos 48 minutos do segundo tempo.

Os mandantes ocupam a quarta colocação na Ligue 1 e a terceira posição na Europa League, competição na qual a equipe de Rudi Garcia possui apenas um ponto em nove disputados. Na última partida pela competição, o Marseille sofreu uma dura derrota em um jogo direto pela classificação por 1x3 para a Lazio, na França.

PREMIER LEAGUE

No melhor campeonato nacional do mundo, dois excelentes jogos movimentam a décima rodada. Em fases opostas, Manchester United e Everton se enfrentam em Old Trafford, enquanto o Tottenham recebe o Manchester City na segunda-feira. 

Enquanto Marcos Silva comanda a ascensão dos Toffes, que embalaram uma sequência de três vitórias seguidas, os Red Devils passam por uma das maiores crises recentes da equipe. Apesar de estar na vice-liderança do grupo com quatro pontos, o desempenho da equipe na Champions League não agrada os torcedores: derrota para a Juventus na última rodada, empate com o Valência na segunda partida e apenas uma vitória contra o fraco Young Boys.

Na Premier League, a insatisfação é maior ainda por conta dos 14 pontos conquistados nos 27 possíveis. Apesar do doloroso empate contra o Chelsea na nona rodada, as derrotas para o West Ham (14º) e Brighton (12º), além do empate contra o Wolverhampton (9º), foram determinantes para criar uma grande pressão sobre José Mourinho – por sinal, o português voltou a atrair os holofotes por conta de atitudes e declarações polêmicas nas últimas semanas.

No outro grande jogo da rodada, os Cityzens vão até Wembley para tentar manter a liderança em um jogo direto. Os comandados de Guardiola estão na ponta da Premier League por conta do saldo de gols e possui 23 pontos, dois a mais do que os Spurs. Enquanto o time liderado por Harry Kane vem de quatro triunfos consecutivos, a equipe do artilheiro Agüero ainda não perdeu na competição.

Na maior competição continental, ambos figuram entre as 32 equipes da Champions League. O Tottenham caiu no famigerado “grupo da morte” com Internazionale, Barcelona e PSV; enquanto isso, o City busca a vaga para às oitavas de final contra o Shakhtar, Hoffenhein e Lyon. 

O time comandado por Guardiola foi surpreendido na primeira rodada e perdeu para os franceses por 1x2. A reabilitação veio nas duas últimas partidas, quando venceu o Hoffenhein na Alemanha por 1x2 e posteriormente o Shakhtar por 0x3, na Ucrânia.

Os Spurs se complicaram desde a primeira partida, quando estavam vencendo a Inter em pleno Giuseppe Meazza até os 40 minutos do segundo tempo e em apenas sete minutos sofreram uma dura virada. Na segunda rodada, a equipe de Pochettino perdeu em Wembley para o Barcelona e nesse meio de semana, durante a terceira partida do grupo, o time voltou a decepcionar e sofreu o empate dos holandeses aos 42 minutos da etapa complementar. 

O clube londrino acabou permanecendo com apenas um ponto dos nove disputados e viu a distância para a Internazionale permanecer em cinco pontos, enquanto o Barcelona já abriu oito.

SÉRIE A 

Napoli e Roma se enfrentarão no San Paolo com a expectativa de um duelo bastante movimentado. Os napolitanos ocupam a segunda posição e perseguem a Juventus em busca do tão sonhado escudetto – nessa edição o time de Turim já figura com 28 pontos após a vitória contra o Empoli, enquanto o time de Ancelotti está na vice-liderança com 21.

A equipe da capital italiana ocupa apenas a sétima posição e sofre com a irregularidade nesse campeonato: em nove partidas, já tiveram quatro vitórias e três derrotas, além de dois empates. O saldo de gols também reflete essa instabilidade do time comandado por Di Francesco, pois foram 16 marcados e 12 sofridos.

Em relação as competições europeias, ambas equipes disputam a Champions League e pode-se dizer que estão bem, uma vez que o Napoli fez a lição de casa, vencendo o Liverpool, além do empate contra o PSG na França. Do outro lado, apesar da dura derrota por 3x0 para o Real Madrid, os romanistas venceram bem as duas últimas partidas contra o Viktoria Plzeň e CSKA, por 5x0 e 3x0, respectivamente.

Por fim, Lazio e Internazionale medirão forças no Estádio Olímpico. O duelo entre o quarto e o terceiro colocado, respectivamente, traz uma promessa de um jogo quente, já que, na temporada passada, o clube de Milão venceu a Lazio na última rodada - com direito a gol no último minuto e culminou na classificação dos nerazzurri para a ChampionsA Inter vem de uma sequência de cinco vitórias seguidas, enquanto a Lazio busca o seu terceiro triunfo consecutivo. 

Horários

Barcelona x Real Madrid - 28/10 - 12:15 (Horário de Brasília)
Manchester United x Everton - 28/10 - 13:00 (Horário de Brasília)
Napoli x Roma - 28/10 - 16:30 (Horário de Brasília)
OM x PSG - 28/10 - 17:00 (Horário de Brasília)
Lazio x Inter - 29/10 - 16:30 (Horário de Brasília)
Tottenham x Manchester City - 29/10 - 17:00 (Horário de Brasília)

Nenhum comentário